sexta-feira, 18 de junho de 2010

Poulet au Port - Frango ao molho de vinho do Porto com creme e congumelos

Dia dos namorados minha esposa me presenteou com os livros da Julia Child (aquela do filme Julia and Julie) e agora comecei uma etapa de cozinha francesa. Afinal, tenho que  "pagar" o presente dado :) .
Eis os livros de onde retirei as receitas que fiz esta noite (Poulet au Port e Pommes de Terre Sautées) - claro com alguma improvisação da minha parte :) .


Ingredientes:
700 g peito de frango desossado
300 g cogumelos frescos (eu usei o Paris)
300 g creme de leite fresco
1 limão
1/2 colher de maizena
Sal
Pimenta do reino
Salsa
1/2 cebola roxa picada
3 talos de cebolinha verde picados
1/2 copo de água
1/2 copo de vinho do Porto
Cognac
Manteiga

Preparo:
Corte o frango em pedaços médios e sele os mesmos em uma frigideira. Pré-aqueça o forno a 250o e coloque o frango no forno por alguns minutos (em torno de 10 minutos - cuidar para que ele fique no ponto).
Enquanto isso, limpe os cogumelos e retire o talo. Se eles forem muito grandes corte em 4 pedaços. Reserve.
Em uma panela (eu usei uma esmaltada) aqueça a água, uma colher (sopa) de manteiga, o suco de meio limão e um pouco de sal. quando começar a ferver adicione os cogumelos e conte 8 minutos. Ao final deste processo, separe o cogumelos e guarde a água em um recipiente.
Em outro recipiente coloque o creme de leite e bata por alguns minutos até engrossar. Acrescente a maizena e bata mais um pouco. Adicione os cogumelos e aqueça em uma panela e reserve.
Aqueça uma colher (sopa) de manteiga em uma panela e frite a cebola com a cebolinha e a salsa. Adicione o vinho do Porto e a água dos cogumelos. Fique mexendo até começar a ferver. Reduza um pouco. (Neste momento eu preferi bater no liquidificador para evitar "pedaços"no creme). Acrescente o creme com os cogumelos e continue mexendo até engrossar. Desligue o fogo e reserve.
Retire os frangos do forno e em uma frigideira flambe-os com um pouco de cognac. Sirva o frango com o molho por cima e acompanhado de Batata Sauté (Sautées em francês).
Bon Appétit

Serve 3-4 pessoas

Nenhum comentário: