Fui apresentado a tal da fumaça líquida. Não tive dúvidas e iniciei minha pesquisa para descobrir onde encontrar o produto. Pesquisando na Internet descobri que ela é vendida em um empório de Cascavel e, para minha sorte, tenho dois amigos que moram lá (Carol e Dimitri).Ocorre que eles não somente compraram a fumaça como me entregaram aqui em Porto Alegre! Antes disso, fui à uma loja aqui e a moça que me atendeu perguntou o que eu desejava e eu respondi: "Gostaria de comprar fumaça líquida.". A mulher começou a rir pensando que estava de gozação. Nada como morar na Província de São Pedro :) ).
Bom, com a fumaça líquida resolvi preparar uma costelinha ao molho barbecue e chamei o meu cunhado (Conrado) para provar (afinal quem conhece o Conrado sabe que carne é com ele mesmo :) . Final da noite e nenhuma costela sobrou (isso significa que ou o Conrado estava com fome ou a costela estava muito boa).
Ingredientes:
Costela:
2 kg de costelinha de porco
4 dentes de alho picados
Suco de 1 limão
1 tablete de caldo de costela
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Molho Barbecue:
½ xícara de chá de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de molho shoyo
2 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 ½ xícara de chá de molho de tomate
1 cebola
Suco de ½ limão
2 colheres de sopa de páprica doce
2 colheres de sopa de fumaça líquida
Alho amassado a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de óleo
Preparo:
Tempere a costelinha com o alho, o suco de limão, o vinho branco, o caldo de costela, o sal e pimenta-do-reino. Deixe marinar por 3 horas. Coloque em uma assadeira e leve para assar no forno preaquecido (200 ºC) até que fique dourada.
Faça o molho, Refogando a cebola picada em óleo. Acrescente o açúcar mascavo e mexa bem. Junte o molho de tomate, o sal e a pimenta do reino. Adicione o suco de limão e o molho shoyo. Em seguida, incorpore o vinagre balsâmico e o molho inglês. Por último, junte a paprica doce e a fumaça líquida. Misture e deixe apurar até ficar um molho espesso.
Quando a carne estiver assada, retire o papel alumínio e pincele o molho barbecue na costelinha. Volte para o forno por mais 15 minutos e sirva a seguir.
4 comentários:
Que bom que a tal fumaça deu certo. Se quiser que a gente leve mais, é só avisar.
no melhor estilo outback
Pensei q era mais fácil, tipo pega costela e coloca a fumaça líquida! Trabalhoso!
Pomper, sou o Gustavo que trabalhou na e-core antes do Roberto ta lembrado.. tenho acompanhado o teu blog.. seguinte.. encontrei esta fumaça liquida (liquid smoke) na loja La Gourmandise.. na Carlos Trein próximo a Rotula da Nilo... muito boa loja.. bom era isso parabéns pelo blog...
Postar um comentário