sábado, 14 de maio de 2011

Ovos Benedict

Por muito tempo minha esposa ficou me pedindo um café da manhã diferente. Resolvi fazer para contentá-la e para relembrar um café da manhã muito bom que comemos em algumas viagens (EUA, Paris, etc.). Fui atrás da receita e encontrei em um blog que é muito interessante (http://receitasdowessel.blogspot.com/). Vale a pena dar uma visitada neste blog.

Se alguém se interessar pela origem do prato aconselho uma leitura neste site: http://en.wikipedia.org/wiki/Eggs_Benedict

Eis o resultado.

Ingredientes:
4 fatias de presunto cru
1 colher de chá de vinagre de vinho branco 4 ovos de preferência caipira
200 g de manteiga
3 gemas
1 colher de sopa de creme de leite
1 pitada de pimenta do reino branca moída na hora
½ colher de chá de sal
1 colher de sopa de limão siciliano coado
2 Ciabattas cortadas ao meio e cada fatia cortada na metade

Preparo:
Primeiro prepare o molho holandês.
Derreta a manteiga no microondas sem deixar escurecer. Coloque as gemas em um liquidificador, bata. Acrescente o creme de leite e bata mais. Junte a pimenta do reino e bata até que vire um creme homogêneo. Despeje dentro a metade da manteiga bem aos pouquinhos. Bata em baixa velocidade para que misture bem e rápido. Junte o suco de limão e depois o restante ta manteiga.
Passe um pouco de manteiga nos pães e toste-os em uma torradeira.
Agora prepare os ovos poché.
Coloque água em uma panela media (ou duas no caso de mais ovos). Acrescente o vinagre. Quando ferver, coloque uma colher de pau e “gire” a água para fazer um rodamoinho. Quebre cada ovo em uma xícara e despeje cada ovo na água fervente, um depois o outro no centro do rodamoinho, assim a clara não vai espalhar tanto. Cozinhe por 2 a 3 minutos até que a clara cozinhe e a gema fique mole.
Retire da água com uma escumadeira e deixe a água escorrer bem.
Monte o prato colocando um pão levemente torrado, por cima uma fatia de presunto cru, depois o ovo e por cima uma generosa quantidade de molho holandês.

Sirva com garfo e faca.

Nenhum comentário: