segunda-feira, 25 de abril de 2011

Filé de peixe em crosta de amêndoas ao molho l'orange

A Sexta-Feira Santa sempre é uma ótima oportunidade de fazer um peixinho. Aproveitei uma receita que circulou na confraria paralela (confraria de gourmets de Porto Alegre do qual faço parte) e lá fui eu para o mercado público em busca dos ingredientes.
O resultado foi espetacular (nossos convidados - Dimitri e Carol - podem comprovar este fato). Claro que fui super bem atendido pela minha espetacular assistente  (Aline). Estou achando que ela merece um espaço maior aqui neste blog ;) .

O cardápio da noite foi:
Entrada:
  Cheesecake de Gruyère
Salada:
  Salada Caesar Clássica
Prato Principal:
  Filé de peixe em crosta de amêndoas ao molho l'orange acompanhado de Gâuteau de Batatas
Sobremesa:
  Gelado de chocolate com avelã e amêndoa


Ingredientes:
1 kg de filé de congrio em postas de 150g
200 g de amêndoas em lascas
100 g de farinha de trigo
2 claras de ovos
Sal, pimenta do reino e gotas de limão

Preparo:
Colocar as amêndoas numa frigideira e tostar até que estejam douradas, por num pano e torcer para que elas quebrem grosseiramente.
Condimente os filés com sal, pimenta e as gotas de limão, 20 minutos antes de fritar.
Passar o filé na farinha de trigo, apertar bem, passar na clara e depois nas amêndoas. Coloque o filé em uma travessa untada com o lado das amêndoas para cima. Repita o processo para todos os filés.
Quando todos os filés estiverem prontos, levar ao forno por mais ou menos 25 minutos.
Retire do forno e prepare o prato com o filé (com a crosta para cima), algumas colheres do molho l'orange e ao lado o Gâuteau de Batatas.

2 comentários:

carol disse...

a janta estava excelente. o leandro sempre faz comidas ótimas, mas dessa vez ele se superou!! esse foi um dos melhores peixes que eu já comi!

carla lopes disse...

Leandro e Aline!!! Que saudades desses jantares... Quem sabe um pulinho por aqui??? beijos