segunda-feira, 20 de junho de 2011

Filé au poivre (filé ao molho de pimenta)

Sábado a noite sempre recebo alguns amigos aqui em casa. Não sei se eles vem pela amizade ou pela fome J .
Este sábado, como o meu cunhado iria vir aqui em casa e o cara gosta de uma carne resolvi fazer esta receita. Acompanhei este prato com uma boa massa pappardelle na manteiga.


Ingredientes:
600 g de filé mignon (em medalhões)
Sal a gosto
pimenta do reino preta em grãos

Molho:
60 g de manteiga
2 colheres (chá) de farinha de trigo
Pimenta do reino preta em grãos
2 colheres (sopa) de conhaque
1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1/2 litro de água fervente
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
Sal a gosto

Preparo:
Em um pilão triture a pimenta do reino com sal. Tempere os filés com esta mistura e reserve (formando uma pequena crosta).

Aqueça o óleo em uma frigideira e frite os filés (em fogo alto por 2 minutos cada lado). Transfira os filés para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido (180 oC) por 5 -6 minutos. Enquanto isso na mesma frigideira derreta a manteiga e junte a farinha de trigo. Frite por alguns minutos (mexendo sempre). Acrescente a pimenta (a gosto), o conhaque e 1 xícara do caldo de carne. Adicione o creme de leite e cozinhe por mais 2 minutos, sem deixar ferver, até obter a textura de molho (se precisar adicione mais caldo de carne). Verifique o sal e reserve.
Retire os filés do forno e prepare os pratos (filé com o acompanhamento escolhido e o molho sobre o filé).  Como eu falei eu servi com massa pappardelle na manteiga.
Bom apetite.
Serve 4-5 pessoas

Nenhum comentário: