terça-feira, 16 de junho de 2020

Empanadas de Matambre de Porco com Molho Picante

Receita desafio enviada pelo amigo André Fávero. Uma receita de dos argentinos Locos X el Asado.


Para o Recheio da Empanada:

Ingredientes:

- 1,5 kg de matambrito de porco cortado em cubos pequenos
- 200 g de panceta cortada em cubos
- 1 cebola grande picada
- 1 cebola roxa picada
- 4 dentes de alho picados
- Cominho
- Manjericão
- Sal e Pimenta do reino
- Cebolinha verde picada
- ½ colher de chá de pimenta dedo de moça picada (sem as sementes)
- ½ litro de caldo de legumes
- 600 ml de cerveja artesanal IPA

Preparo:
Em uma panela de ferro (preferencialmente) esquentar um pouco de azeite (eu usei banha, mas pode ser azeite de oliva ou outro azeite de sua preferência). Quando aquecido, adicionar aos poucos os cubos de matambre, misturados com a panceta e ficar mexendo para não queimar e para que os cubos fiquem dourados. Tempere com sal e pimenta e quando chegar neste ponto, retire do fogo usando uma escumadeira) e reserve, mas mantenha a panela no fogo (que será usada para os outros ingredientes).

Com a panela quente, adicione as medidas de cebola e alho e frite um pouco (cuidado para não queimar). Adicione na sequência a cebolinha verde,  o manjericão e o cominho. Misture o matambre (que está reservado)  e mexa bem. Adicione a cerveja e espere incorporar no molho e adicione  o caldo de legumes. Deixe reduzir. Desligue o fogo e espere esfriar (o bom é fazer de um dia para o outro).


Para a Massa da Empanada (rende umas 18 empanadas):

Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de sal
- 1 ovo
- 370 ml de água quente
- 100 ml de vinho branco
- 130 g de banha de porco

Preparo:
Misturar a farinha, o sal, o ovo, a banha e o vinho. Adicionar aos poucos a água até formar uma massa homogênea. Agora está pronta para esticar e preparar os discos das empanadas. 


Para o Molho Picante Agridoce:

Ingredientes:
- 2 pimentões vermelhos
- 2 pimentas dedo de moça
- 3 dentes de alho picados
- Açúcar mascavo

Preparo:
Asse os pimentões e as pimentas na brasa (se não tiver brasa, pode ser no forno. Envolva os pimentões e as pimentas em papel alumínio). Depois de assadas, retire as sementes e reserve. Em uma frigideira, aqueça um pouco de manteiga e frite um pouco o alho. Em seguida adicione os pimentões e as pimentas  e misture bem. Adicione o açúcar mascavo e caramelize o molho. Retire do forno e passe no processador. Sirva quente para acompanhar as empanadas.

Nenhum comentário: