sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Polpettone

Ingredientes:
3 ovos
120 g de mussarela fatiada
1/4 xícara de azeite de oliva
500 g carne moída
1/2 colher (chá) de noz-moscada
120 g de presunto cozido fatiado
200 g farinha de rosca
200 g de queijo parmesão ralado
2 xícaras de molho de tomate
Sal
Pimenta do reino

Preparo:
Coloque a carne em uma tigela, bata ligeiramente os ovos e misture a carne. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta do reino. Amasse bem e acrescente metade da farinha de rosca e metade do queijo parmesão. Amasse novamente e se a mistura estiver muito mole acrescente um pouco mais de farinha de rosca.
Divida a massa de carne em 4 partes iguais (fazendo 4 bolas). Salpique um plano de trabalho com um pouco de farinha de rosca e abra as bolas com o rolo de macarrão levemente untado com óleo. Abra os discos com cerca de 15 cm de diâmetro. Cubra 2 discos com fatias de mussarela e presunto e cubra estes dois discos com os outros dois. Aperte bem as bordas para fechar bem o polpettone.
Coloque metade do molho de tomates em um refratário. Em uma frigideira aqueça metade do azeite de oliva e doure um polpetonne por cerca de 5 minutos. Vire e doure o outro lado. Retire e reserve no refratário. Repita o procedimento com o outro polpettone. Cubra os polpettones com o molho de tomate restante e leve ao forno por cerca de 20 min para gratinar.
Sirva quente.

Serve 4-5 pessoas

Nenhum comentário: