quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Peito de peru recheado com maçã

Receita preparada no natal.

Ingredientes:
1 cebola média picada
2 maçãs cotadas em cubos (Com a casca)
manjericão picado à gosto
1/3 de copo (75 ml) de nozes picadas
Sal à gosto
3 xícaras (750 ml) de pão branco fresco picado
1/4 xícara (60 ml) de salsa fresca picada
1 gema de ovo
2 xícaras (500 ml) caldo de galinha
2 peitos desossados de Peru




Preparo:

Recheio:
1 . Em uma frigideira , aqueça 1 colher de sopa (15 ml) de óleo em fogo médio e cozinhe até a cebola caramelizada.

2 . Adicione o manjericão, a maça, sal e pimenta. Cozinhe até que as maçãs amoleçam. Retire do fogo e deixe esfriar completamente .

3 . Quando estiver frio, misture o pão, a salsa e a gema de ovo. Adicione 1/4 de copo (60 ml) do caldo de galinha para umedecer o recheio de modo que apenas se mantenha unida . Reserve.

Peru:
1 . Preaqueça o forno a 220 °C. Coloque os dois peitos de peru, com o lado da pele para baixo, sobre uma tábua de corte . Cortar horizontalmente na parte mais grossa de cada mama (mas não dividir) para que eles se abrem como um livro. Tempere com sal e pimenta.

2 . Coloque um pouco do recheio em cada peito e dobre para fechar (use um cordão de cozinha para ajudar no fechamento). Se o peru vier em pedaços (como no meu caso) faça uma camada de peru, uma camada de recheio e uma camada de peru - como um sandwiche.

3 . Coloque na assareira, regue com um pouco de azeite. Espalhe o restante do caldo de galinha na frigideira e opcionalmente adicione ervas (salvia, alecrim, etc.). Leve ao forno por 15 min. Reduza o fogo para 190 °C e continue a cozinhar por 40 min. .

Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos e sirva.

Nenhum comentário: